Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

Área do conteúdo

Laboratórios

1. Laboratório de Energia Solar e Gás Natural (LESGN):

Nesse laboratório desenvolvem-se projetos que tem como objetivo a concepção, a fabricação, a operação e a otimização de equipamentos e sistemas que utilizam a energia solar térmica, como fonte renovável de energia para desenvolver sistemas de refrigeração (adsorção a gás), dessalinização, aquecimento (cocção com ou sem armazenamento temporário de calor) e aquecimento de água via concentradores para aplicações residenciais e industriais e secagem.
Com área total de 3.000m2 e quatro espaços internos, cobertos, sendo uma sala de experimentos acondicionados com 150m2, um galpão para fabricação com 75 m2, uma sala de computação com 40 m2 e uma sala com 45m2, na qual está instalada uma estação de medição de dados ambientais. O LESGN desenvolve e aperfeiçoa equipamentos que utilizam a radiação solar em projetos de pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias, envolvendo de alunos de pós-graduação e de iniciação cientifica.
site: (www.sol.les.ufc.br)

2. Laboratório de Motores de Combustão Interna (LMCI):

Esse laboratório dispõe de uma área de 120 m2, dividida em ambientes para testes dinamométricos e análises computacionais. O LMCI utiliza motores diesel-turbo de médio porte em testes de combustão convencional, combustão dual diesel/homogênea e HCCI. O LMCI conta com uma bancada dinamométrica ativa totalmente automatizada e instrumentada, na qual se tem avaliando biocombustíveis em motores com os sistemas de injeção mecânica (bomba injetora em linha) e eletrônica (common rail). A avaliação de emissões é feita com um opacímetro de fluxo parcial, um túnel para medição de material particulado e analisadores de gases (cinco gases por infravermelho não-dispersivo, NOx por luminescência química e HC por ionização de chama.
O laboratório também realiza simulações computacionais dos processos ocorrentes nos cilindros dos motores diesel, empregando uma versão com bibliotecas próprias do software KIVA 3 VR2 e um computador de alto desempenho da marca Bull com 172 processadores.

3. Laboratório de Combustão em Energias Renováveis (LACER):

Nesse laboratório, são desenvolvidos projetos de sistema de energia a partir da combustão de biomassa e gás natural, utilizando uma tecnologia de base, a Combustão em Meios Porosos. A partir dessa tecnologia, sistemas térmicos inovadores são desenvolvidos, tais como: aquecedores e caldeiras de baixa emissão; reatores de síntese de hidrogênio; reatores de leitos fluidizados; sistemas de produção e tratamento (purificação) de biogás; reatores de pirólise e de gaseificação de biomassa. Opera-se com reatores apropriados às biomassas líquida, sólida e gasosa, desenvolvidos no próprio laboratório para estudos e pesquisas teórico-experimentais, utilizando sistemas de monitoramento de processo, com instrumentos de controle e sistemas de aquisição de dados (National Instruments com software LabView).

4. Laboratório de Aerodinâmica E Energias Renováveis (LAERO):

O LAERO – Laboratório de Aerodinâmica e Energias Renováveis, localizado no Campus do Pici, Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará, é coordenado pela Profa. Carla Freitas de Andrade, Bolsista de Produtividade do CNPQ – PQ2, e desenvolve pesquisas e orientações na área de Energia Eólica, Aerodinâmica, Mecânica dos Fluidos Computacional, CFD, Simulação, Análise de viabilidade técnica, econômica e financeira; Projetos de otimização e análise de redução de custos; Avaliação de fadiga em turbinas eólicas offshore; Análise de vibrações em turbinas eólicas; Otimização de layout de parques eólicos e solares; Análise do potencial da energia eólica; Prototipagem de pás eólicas e Avaliação de desempenho; Estudo do potencial do hidrogênio verde: com sistema híbrido; Ensaios, Validações e Calibrações em Túnel de Vento.

5. Laboratório em Filmes Finos em Energias Renováveis (LAFFER):

No LAFFER, desenvolvem-se novos materiais na forma de filmes finos, para seu uso em células solares fotovoltaicas. Destacando-se os calcogenetos de cádmio CdX, X sendo ou enxofre (S), ou telúrio (Te), que tem sido obtidos usando as técnicas de eletrodeposição catódica (CdTe, CdS) e a técnica de banho químico (CdS). Além disso, o laboratório tem desenvolvido a técnica de spray pirólise para a obtenção de filmes condutores transparentes de dióxido de estanho (SnO2) para células solares fotovoltaicas, com necessidade de janela opticamente transparente e condutora de eletricidade. Também, são estudados processos e fabricação de filmes finos para coletores térmicos e processos de absorção de radiação solar, respectivamente. O LAFFER tem desenvolvido bancadas e metodologias de confecção de protótipos de sistemas de filmes finos apropriados a células fotovoltaicas, em substituição a sistemas comerciais.

6. Laboratório de Ar Condicionado e Refrigeração.

7. Laboratório de Computação.

8. Laboratórios de Hidrogênio e Máquinas Térmicas (LHMT):

O LHMT – Laboratórios de Hidrogênio e Máquinas Térmicas da UFC é formado por professores do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica, cuja área de concentração é Energias Renováveis. É um grupo multidisciplinar cujo o propósito é desenvolver pesquisa aplicada, a fim de atender o setor produtivo, sobretudo a partir de demandas de empresas e indústrias, vislumbrando sempre a inovação e sustentabilidade de produtos, processos e serviços. Está localizado em Fortaleza, no Campus do Pici da UFC, Bloco 718, com diversas áreas de conhecimento da pesquisa e inovação acadêmica, tais como Energia Solar, Biomassa, Biocombustíveis, Mobilidade, Hidrogênio, Células microbianas, Dessalinização. O laboratório é coordenado pelo Prof. André Valente Bueno.

9. Laboratório de Conversão Energética e Inovação (LCE+):

Localizado na Universidade Estadual do Ceará, como vitrine destacam alguns projetos:
Desenvolvimento de sistemas catalíticos: desde abatimento de emissões, como na busca de novos combustíveis e uso na combustão em meios porosos radiantes;
Processos termoquímicos: Gaseificação e reforma a vapor (Syngas), Pirólise (biocarvao, biooleo, gás de pirólise), combustão (chama livre e em meios porosos);
Microalgas: tratamento de efluentes e produção de biocombustíveis avançados;
Veículos automotores e produção de Hidrogênio: roadmap , H2V off-grid, biohidrogênio, sistemas híbridos operados por etanol, elaboração e testes de ciclos de condução real;
Modelagem e simulação de sistemas térmicos.

10. Laboratório de Energias Alternativas (LEA):

Tem foco na pesquisa em fontes alternativas de geração de energia elétrica, buscando a descentralização e diversificação da matriz energética local, regional e nacional.
O LEA trabalha também na pesquisa de novos sistemas de aquisição e transmissão de dados para análise das variáveis de temperatura, irradiância, potência e energia elétrica.
É destaque nas produções de artigos científicos, dissertações e teses de doutorado na UFC, tendo em 2016 instalado a primeira planta fotovoltaica (FV) conectada à rede de distribuição da UFC, sendo este projeto aprovado pela concessionária local, Enel Distribuição Ceará (ENEL), atendendo à norma NT-Br 010/2016 R-01, que estabelece os critérios técnicos aplicáveis à conexão de micro e minigeradores difundidos ao sistema de distribuição.

11. Grupo de Inovações Tecnológicas e Especialidades Químicas (GRINTEQUI):

Desenvolvimento, caracterização e avaliação da conformidade de biocombustíveis (biodiesel, briquetes)
Estudo da pirólis termogravimétrica de biomassa lignocelulósica;
Caracterização térmica de biocombustíveis e biomateriais
Síntese, caracterização e aplicabilidade de bioaditivos e biomateriais como oportunidade de valorização de biomassas residuais e agroindustriais;
Aproveitamento integrado da biomassa lignocelulósica com foco na bioenergia, bioeconomia circular e desenvolvimento sustentável;
Desenvolvimento de biocombustíveis e aditivos multifuncionais (ex.: antioxidantes, anticorrosivos e melhoradores de lubricidade).
Processos de adensamento energético de biomassas residuais.
Desenvolvimento de equipamentos de bancada para avaliação de biocombustíveis e aditivos.

12. Laboratório de Ar Condicionado e Refrigeração:

O laboratório tem como objetivo principal criar novos protótipos de sistemas e/ou aperfeiçoar componentes para ciclos convencionais de refrigeração que operem em ciclos térmicos e mecânicos.

13. Laboratório de Eletroquímica e Corrosão

Localizado no Departamento de Química Analítica e Físico-Química, Centro de Ciências, Campus do Pici, Bloco 938/939. Os projetos relacionados ao tema de energia renováveis têm os seguintes focos:

Produção eletroquímica de camadas a base de Fe, Ni, Co e suas ligas como materiais eletrocatalíticos para produção de hidrogênio e oxigênio pela eletrólise da água em meio alcalino fazendo uso de águas de reuso.
Desenvolvimento de metodologias de processos eletroquímicos para a geração de hidrogênio por eletrólise e simultâneo tratamento de águas residuárias
Avaliação da corrosão de materiais usados na produção de energia eólica, solar.
Avaliação da corrosividade de biocombustíveis.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo